segunda-feira, 23 de junho de 2008

40 Anos de Missão neste chão!




Há quarenta anos temos a dádiva de termos em muitas das paróquias do nosso Estado do Maranhão padres do Sagrado Coração de Jesus. Esses religiosos, que assim como seu fundador Pe. Dehon, resolvem sair de "tráz do altar" e assumir uma vida de missão pela igreja de Cristo evangelizando em muitos lugares, boa parte deles considerados perigosos ou impossíveis, mas todos os dehonianos tem no coração do Salvador a inspiração necessária para pregar sem medo daqueles que podem matar o corpo (Mt 10, 26-33).
No dia 25 de Novembro de 1968 o padre Humberto Penso assumiu a Paróquia de São Pedro Apóstolo em Pindaré Mirim - MA e no dia primeiro de Dezembro o padre Clemente Dingler assumiu a Paróquia de São Francisco Xavier em Monção - MA.
Hoje temos a presença de Dehoninos em muitas cidades, liderados pelo superior Pe. Aurélio Mariotto. Em nossa Paróquia de Santa Rita de Cássia temos o Páraco Pe. Airton Franzner e o Vigário Agenor Mendonça, nossos vocaionados, leigos e coroinhas dehonianos.
Para nós é um grande presente celebrar tão grande festa, onde somos todos chamados para a missão de evangelizar guardados no Coração Santo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém.


Hugo Yasser
Coroinhas Scj

A Santa das Causas Impossíveis


No dia 22 de maio celebramos Santa Rita de Cássia, padroeira de Nossa Paróquia.

É uma grande Santa conhecida em todo o mundo como a padroeira dos casos desesperados e impossíveis juntamente com São Judas Tadeu.

Rita nasceu em junho de 1381, numa aldeia de Cássia, chamada Roccaporema. Seus pais, Antonio e Amata lhe educaram na lei do Senhor e na prática da caridade fraterna.

Rita sempre trouxe no coração o desejo de viver para o Senhor. Nos documentos para sua canonização está escrito: “Não quero viver senão para o teu amor”.

Casou-se aos 14 anos, com Paulo Mancini. Teve com ele dois filhos: Paulo Maria e João Thiago.

Seu esposo não era temente a Deus, mas com a oração de sua santa esposa alcançou a fé. Quando Rita enfim gozava de Paz no matrimônio teve assassinado seu marido pelos seus opositores. E achados no direito, seus filhos queriam lhe vingar a morte. Mas Rita submete sua fé ao extremo sofrimento pela salvação dos seus filhos, pedindo a Deus que não permitisse que se tornassem assassinos. Foi então que atacados por uma peste faleceram.

Rita ficou sozinha. Seu único conforto seria então o Convento das Irmãs Agostinianas onde pediu refúgio, mas não foi aceita.

Passou quatros anos de sua vida vivendo isolada, reclusa, à procura da vontade de Deus para si, quando percebeu, que tinha que ir além... Foi quando Rita se dedicou em promover o perdão entre a família de Paulo e a família dos assassinos.

Como pode tal situação? Rita sentiu na alma o desejo de cumprir a Palavra do Senhor que ouvira tantas vezes da boca de seu pai: “ Felizes os que promovem a Paz, por que serão chamados filhos de Deus”. E assim se fez. As duas famílias se perdoaram. Terminou então a missão de Rita?

“Por mais que possamos dar, estaremos sempre em dívida do amor”! Era o ensinamento de Amata mãe de Rita a ela.

Os mistérios de Deus são insondáveis. Quando Rita achava ter terminado sua missão o Senhor a chama para a vida religiosa.

Fazendo que por milagre ela seja inserida dentro do convento onde ela não tinha sido aceita. A própria santa atribui este milagre a seus santos protetores: São Nicolau, São João Batista e Santo Agostinho. A partir daí começa uma vida de extrema entrega a Deus e aos irmãos. Como sinal de sua união com Cristo recebe um espinho se sua coroa e oferece seu sofrimento para que a Paz reine na Igreja, nas famílias e no mundo inteiro. Ainda viveu cerca de quinze anos com a chaga e com ela viveram tormentos e êxtases.

Rita faleceu em 1457, aos 76 anos. Sua morte veio acompanhada de muitos milagres e logo se tornou conhecida pelos prodígios. Foi beatificada no ano de 1628 e proclamada Santa na Basílica de São Pedro no dia 24 de maio de 1900 pelo Papa Leão XIII, na presença de uma multidão de fiéis.

Nunca é demais conhecer a história desta grande mulher. Por isso, todo dia 22 de cada mês temos uma missa em honra a Santa Rita. É uma missa onde os devotos apresentam a Deus seu pedido por intercessão de Santa Rita e pedem a Deus a proteção de suas famílias e uma vida de constância no amor e na fé. Nesta Missa são abençoadas rosas para serem levadas pelos devotos.

Para nós fica o retrato de uma mulher amante de Jesus Cristo e seus mistérios. E uma forte gratidão a Deus por inspirar no coração do homem da vivência do amor para a plena construção da Paz. Mas somos também pelo testemunho de Rita animados a buscar o quere de Deus para nossa vida e numa autêntica vivência do evangelho proclamar a bondade do Senhor, que nos tirou das trevas para vivermos na luz maravilhosa (I Pe 2, 9).

Rogai por nós Santa Rita de Cássia para que alcancemos de Deus a misericórdia! Amém!



Clelbiane Santos
Comunidade Católica Sim de Maria

29° Festejo em Honra a Santa Rita de Cássia

No dia 22 de maio comemoramos o dia da Santa dos impossíveis, Santa Rita de Cássia nossa Padoreira. Esse ano temos o prazer de celebrar o 29ª Festejo em treze dias de muita festa e oração lembrando o exemplo de vida daquela que amou tanto o Cristo que quiz sofrer com ele recebendo um estigma em sua face, com efeito passou quinze anos de sua trajetória terretre vivendo tormentos.
O Festejo em Honra a Santa Rita mobilizou muitos devotos vindos de todas as capelas de Imperatriz e região, vindo pessoas até de outras cidades mais distantes. Tivemos visitas de outros padres que celebraram conosco essa maravilhosa festa, contamos também com a presença de nosso Bispo Dom Gilberto Pastana que presidiu uma celebração ao lado de nossos padres Airton e Agenor no dia 20 de maio.
No dia 22 de maio celebramos Corpus Cristi com procissão e missa própria, e no dia 25 comemoramos a festa de nossa Padroeira.
Em todas as noites foram efetuados leilões de jóias e pratos típicos, e na última noite realizamos o sorteio de vários prêmios sendo o mais importante deles uma moto Sundow 125 cl de cor vermelha.
A Paróquia agradece a todos os devotos que estiveram rezando e festejando conosco.


































Que Deus abençoe a todos!




Amém


Hugo Yasser
Vocacionados Scj

Província Brasileira Central