segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O Batismo de Crianças

A pregação de pentecostes por São Pedro, em Jerusalém, vai direto ao coração de muitos ouvintes. Eles perguntam a ele, e aos outros apóstolos: "que devemos fazer?" São Pedro respondeu: convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E recebeis o dom do Espírito Santo (At 2,37-38).
João Batista tinha pregado um batismo de água e de arrependimento, afim de preparar a vinda do Messias. Jesus recebeu este batismo, embora não tivesse pecado, pois é o cordeiro de Deus, tira o pecado do mundo (Jo 1,29). Batizar vem do grego que significa "mergulhar". Mergulhado (batizado) na morte para a salvação do mundo (CIC 1225). Jesus deu-nos o batismo no Espírito Santo a fim de que todos os homens possam renascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus (Jo 3,5).

Batizar crianças é conforme a Bíblia

O batismo nos torna filhos e filhas de Deus e herdeiros do céu: "quem crer e for batizado, será salvo" (Mc 16,16a).
As crianças também têm direito de tornarem-se filhos de Deus! Quem pode tirar este direito às crianças? Pois o próprio Jesus pegando uma criança no colo disse: "deixai que as crianças venham a mim, porque delas é o reino dos céus" (Mt 19,14).
As crianças recém-nascidas são batizadas para que sejam apagadas delas o pecado original, por isso não é necessário arrependimento para serem batizadas. O arrependimento só é necessário para os adultos, capazes de pecar.
Jesus disse: "Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 29,19). Jesus diz: Batizai todas as gentes. Será que para muitos, criança não é gente?
As crianças são batizadas pela fé dos pais e padrinhos, fé esta que eles receberam da Igreja. Eles é que devem testemunhar e cultivar a fé nos seus filhos e afilhados que foram batizados, educando-os nessa fé.
Nos Atos dos Apóstolos se lê: "Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família" (At 16,32-33). As crianças também fazem parte da família.
Por isso tragam suas crianças para receberem o Sacramento do Batismo e se tornatem assim verdadeiros filhos e filhas de Deus, e poderem dizer de verdade: "Pai nosso que estais no céu...".


Antônio Carlos L. Nunes e Maria de Freitas Nunes
Pastoral do Batismo

Província Brasileira Central