sábado, 9 de agosto de 2008

Morre Dom Affonso Felipe Gregory

Bispo Emérito de Imperatriz faleceu na noite dia 06/08/2008 no RS.


O Bispo Emérito de Imperatriz tinha 78 anos de idade e sofria de leucemina (câncer no sangue). A doença já o incomodava há anos, mas há oito meses o estado dele se agravou durante um passeio que Dom Affonso fazia em Estrela, no Rio Grande Sul, cidade onde nasceu.
De janeiro até quarta-feira desta semana (dia 06), ele lutou contra a doença. Esperançoso, o bispo se mostrava sempre otimista e a leucemia parecia não o incomodar.

No final da semana passada, Dom Affonso se submeteu a uma cirurgia para a retirada de água de um dos pulmões. Ele passou mal durante a operação e, a partir daí, já não conseguiu reagir.
Dom Affonso morreu pouco depois das 20 horas de ontem. No momento, ele estava com as irmãs Lore Gregory e a freira Terezinha Gregory, que rezavam o terço.
"Enquanto rezávamos, segurávamos nas mãos dele. Percebi que desceu uma lágrima no rosto de Affonso e ele suspirou", disse emocionada Lore Gregory.
O bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, lamentou profundamente a morte do seu antecessor e disse que Dom Affonso foi um exemplo de doação à igreja e aos povos mais sofridos.

Sepultamento - Como era desejo dele, Dom Affonso será sepultado na Catedral de Fátima, em Imperatriz. Antes de vir para o Maranhão, o corpo será transladado para Estrela-RS. Lá, será velado na igreja onde Dom Affonso foi batizado, fez a primeira eucaristia e se crismou. O corpo chegará a Imperatriz nesta sexta-feira, 08.

Vida e trabalho de Dom Affonso

Dom Affonso Felipe Gregory foi ordenado padre no dia 25 de fevereiro de 1956, aos 26 anos. Foi o primeiro pároco de São Carlos, na Arquidiocese de Porto Alegre (1961-1962); professor no Seminário de Viamão; primeiro Diretor Executivo do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (1963-1980); membro da Equipe de Reflexão Teológico-Pastoral do CELAM (1956-1980); membro do Pontifício Conselho Cor Unum da Santa Sé em 1977; perito da Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Medellín (1968); membro da Comissão de Desenvolvimento e População da OEA (1968-1970).

No dia 2 de agosto de 1979, o Papa João Paulo II designou Affonso Gregory para a função de bispo auxiliar do Rio de Janeiro, com a sé titular de Drusiliana. Foi ordenado bispo pelas mãos do Cardeal Eugênio Sales, Dom Adriano Mandarino Hypólito, e Dom Waldyr Calheiros Novaes.

No dia 16 de julho de 1987, Dom Affonso foi designado para ser o primeiro bispo de Imperatriz. Ele foi ainda presidente da Cáritas Brasileira e responsável pelo Setor da Pastoral Social da CNBB (1983-1990); Presidente da Cáritas Internacional (1991-1999); presidente do CERIS (1981).

Renunciou ao cargo de bispo de Imperatriz no dia 3 de agosto de 2005, sendo sucedido por Dom Gilberto Pastana de Oliveira.

Hugo Yasser
Vocacionados Scj.

Província Brasileira Central