terça-feira, 19 de agosto de 2008

DEUS NOS CHAMA PORQUE NOS AMA



Deus nos chama porque nos ama. Será que estamos dispostos a ouvi-lo? Estamos entrando no mês de agosto, mês temático, em que a Igreja celebra de maneira especial as vocações.

Deus tem um projeto de amor para cada um de nós, seus filhos e filhas. É um projeto de vida plena. Deus Pai nos criou para a felicidade. Para ser feliz é necessário ter um objetivo na vida, uma missão.

Deus nos chamou à vida humana, e não à outra. Deu-nos inteligência, capacidade de refletirmos, de criar e de escolhermos. Deus nos criou à sua imagem semelhança (Gn 1,26-28).

Proporcionou-nos uma casa, um planeta maravilhoso, com todas as condições de vida digna, para que possamos nos realizar (Gn 1,1 - 25).

Pelo Sacramento do Batismo, Deus nos chama a sermos discípulos de seu Filho Jesus, a sermos santos, a procurar, a aprender, a praticar e a ensinar o bem (Mt 28,19 – 20a). Pelo Batismo, Deus também nos chama a testemunhar o seu Filho, anunciamos o seu Nome, a sua Palavra, as suas Promessas e o seu Reino (At 1,8).


A vocação à santidade e a vocação missionária são comuns a todos os cristãos.


Deus chama também homens e mulheres às vocações específicas.


Deus chama muitos homens e muitas mulheres para se realizarem na vocação matrimonial. Para constituírem uma família e colaborarem na ação criadora de Deus e na expansão e aperfeiçoamento da humanidade. A grande maioria dos homens e das mulheres são chamados por Deus a serem felizes, como esposo, como esposa, como pai e como mãe (Mt 19,1 - 9).



A um grande número de homens e mulheres, Deus chama a serem celibatários através da vocação religiosa. A servir a humanidade por amor ao Reino de Deus. Estes são sinais visíveis do mundo invisível. Sua esperança está inteiramente em Deus. Seu desejo maior é ser instrumento de Deus na implantação do seu Reino aqui na terra (Mt 19, 11 - 12 ; 1Cor 7, 7 - 8 ).



Deus chama muitos homens para a vocação sacerdotal, isto é, para agirem neste mundo “in persona Christi capitis”, na pessoa de Cristo e continuar a sua missão, qual seja, pastorear e conduzir todos os seus filhos e filhas ao Reino dos Céus (Mt 10, 1 – 16). Atuando in persona Christi capitis, o sacerdote torna Cristo presente no meio dos fiéis: ele alimenta o rebanho, reúne o Povo de Deus e o conduz para a santidade (cf. Diretório para o ministério e a vida dos presbíteros, 7)



Deus ainda chama muitos homens e mulheres para se realizarem através das vocações leigas, Igreja e na sociedade. Quantas pessoas não se realizam servindo a Deus através da Igreja, como Diáconos, Catequistas, Legionários, Ministros da Eucaristia, Coroinhas, Leitores, Cantores, Agente de Pastoral do Batismo, da Criança, do Dízimo, da Juventude, do Matrimônio, da Saúde, e nos Movimentos de Cursilho, do ECVC, da RCC... e, mesmo na vida profissional. Quantas pessoas são felizes porque fazem da profissão um serviço de amor e doação, não visando status, poder, dinheiro, prazer, mas unicamente o bem estar e a felicidade do próximo (1Cor 12, 4 – 11)!



Mas, para sabermos qual a vocação que Deus nos chama, na qual vamos nos realizar e sermos felizes como seres humanos e cristãos, para descobrirmos qual é o projeto que Ele tem para a nossa vida, qual é a nossa missão neste mundo, é preciso estarmos sintonizados com Deus, através da oração e da escuta e reflexão das Escrituras.



Muitas pessoas são infelizes, não se realizam na vida, não descobrem qual a sua missão, porque estão desconectados do Deus que cria, chama, escolhe e envia para servir.



Você que ainda não descobriu a sua missão, sintonize-se, conecte-se com Deus, ouça a Sua Palavra e reza pedindo a Ele que te ilumine para que possas ver, ouvir e seguir o Seu chamado.



Seja feliz, descobrindo, seguindo, perseverando e sendo fiel à sua vocação.



“Ouro existe, é preciso garimpa-lo. Vocações também.”









Pe. Agenor Mendonça, Scj


Vigário Paroquial



Província Brasileira Central